Um governo para todos os brasileiros

O Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas é mais uma demonstração da seriedade com que o Governo Dilma Rousseff tem tratado os gestores públicos do País ao longo dos últimos dois anos.

4 de junho de 2013

310113

O Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas é mais uma demonstração da seriedade com que o Governo Dilma Rousseff tem tratado os gestores públicos do País ao longo dos últimos dois anos. No evento em Brasília, eles terão a oportunidade de conhecer de perto os mecanismos para acessar créditos federais em programas como o “Minha Casa, Minha Vida”, o “PAC 2” e o “Brasil Sem Miséria” e de trocar experiências com colegas das mais diversas cores partidárias. A iniciativa é significativa para a consolidação de nossa jovem democracia, uma vez que existe a preocupação de oferecer as mesmas ferramentas a todos os municípios, independentemente de seu tamanho.

Dilma já destacou a necessidade de acelerar investimentos públicos em obras de infraestrutura, sobretudo depois da redução dos juros, das desonerações tributárias de vários setores e da redução do valor da conta de luz para empresários e consumidores domésticos. Em seu entendimento, essas ações permitirão retomar o crescimento do País, um pouco prejudicado pela turbulência econômica que se espalhou pela Europa e Estados Unidos nos últimos anos. O Governo Federal quer preparar os prefeitos para fazerem bom uso dos recursos, com projetos bem definidos e que tenham impacto transformador na vida dos cidadãos. Algo muito parecido com o que Guarulhos experimentou na última década, uma vez que a parceria com o Governo Federal trouxe à cidade grandes obras como as estações de tratamento de esgoto, a universidade federal, o hospital do pimentas,  a pavimentação de ruas e avenidas e a implantação de uma rede de proteção social bastante organizada. E que nos próximos anos permitirá fazer investimentos em Mobilidade Urbana, no combate às enchentes e na construção de escolas e creches.

O importante é que o mesmo tratamento tem sido dispensado a prefeitos de partidos de oposição que apresentam propostas de qualidade ao Governo Federal. Essa relação republicana veio para ficar e tem tudo para ser ainda mais incrementada. Na semana passada, no dia do aniversário de São Paulo, Dilma Rousseff se encontrou com o governador Geraldo Alckmin em São Paulo e exaltou a parceria entre a União e o Estado na construção de moradias populares, outros programas e anunciou a construção de um Centro Paraolímpico para os Jogos de 2016, e ainda junto com o prefeito Haddad anunciou a construção da universidade federal da zona leste e de investimentos no Samu.

A postura de Dilma vai de encontro às tentativas de uma oposição fragilizada e desesperada de tentar desestabilizar seu governo, com questionamentos sobre sua liderança e capacidade de gerenciamento. Mais do que nunca, Dilma tem a faca e o queijo nas mãos para mostrar a essas lideranças políticas que seu governo privilegia todos os brasileiros e que a disputa eleitoral será feita no momento correto, uma vez que não existe nenhum interesse em antecipar o assunto.

* Alencar Santana Braga é deputado estadual e líder do PT na Assembléia Legislativa

Relacionados

Os comentários estão desativados.