Alencar lança Frente Guarulhos Quer Metrô

29 de maio de 2015
IMG_0319
 
Na manhã desta quinta-feira (28), foi lançada a Frente Parlamentar Guarulhos Quer Metrô, coordenada pelo deputado Alencar, pensada a partir do movimento de mesmo nome criado em 2013 na cidade de Guarulhos com a participação de movimentos sociais, entidades empresariais, lideranças políticas e sociedade civil, com Alencar a frente da luta.
 
Segundo o deputado, a “Frente Parlamentar tem o objetivo de fortalecer o movimento Guarulhos Quer Metrô, bem como a luta dos guarulhenses para que o metrô transponha os muros da Capital e chegue a segunda maior cidade do Estado o quanto antes”.
 
O secretário de Transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, parabenizou a iniciativa do deputado Alencar e afirmou que o tema mobilidade está cada fez mais sendo colocado como prioridade no Brasil. “A solução para grandes carregamentos e longas viagens no Estado de São Paulo é por meio do transporte metroferroviário. O metrô é metropolitano e tem sim que sair da barreira da Capital”, disse ele.
 
O vereador e presidente da Câmara de Guarulhos, Professor Jesus, também compareceu à atividade. “Podem contar com a Câmara nessa luta, pois tenho certeza que seremos vencedores e Guarulhos terá o metrô”, disse o vereador.
 
IMG_0307
 
“Tínhamos um  patrimônio, porque trilho de trem é patrimônio, e foi desativado. O governo do Estado tem que entender que decisões metropolitanas é bom para todos, se tivéssemos o metrô ligando Guarulhos pela linha 19 seria uma decisão acertada”, afirmou o presidente da Agende, Aarão Rubens.
 
A Central Única dos Trabalhadores também marcou presença, representado por Rogério Vieira, coordenador da CUT Guarulhos, que declarou total apoio ao deputado Alencar na luta pelo metrô até a cidade. “Estamos juntos com você em toda iniciativa que for de encontro ao interesse da classe trabalhadora. Conte com todos os sindicatos da CUT Guarulhos”.
IMG_0329 
A atividade contou também com a apresentação do especialista em transportes, Peter Alouche que demonstrou a importância do metrô para cidades grandes como Guarulhos. 
 
 
O secretário de Transportes de Guarulhos, Atílio Pereira,  lembrou que o prefeito Almeida – que também faz parte do movimento Guarulhos Quer Metrô – fez o pedido de investimento ao governo federal para o prolongamento da linha 2- verde até Guarulhos, que disponibilizou 4,5 bilhões para a obra. Segundo o deputado Alencar, esta era a condição para a extensão, conforme dito pelo então secretário Jurandir Fernandes em reunião com membros do movimento.
IMG_0332
 
“Não da pra aceitar que depois de 45 anos do metrô na Capital, ainda não haja integração com a cidade de Guarulhos”, disse o deputado Enio Tatto. Ele também criticou a gestão do governo do Estado. “Temos em São Paulo um problema de gestão, falta agilidade e vontade política.
 
A deputada Bete Sahão se posicionou no mesmo sentido. “O governo do Estado precisa se empenhar e inclusive o secretário de Transportes Metropolitanos poderia estar pessoalmente para poder dar o significado que tem Guarulhos”.
 
O deputado Auriel parabenizou Alencar pelo trabalho realizado na Assembleia, bem como pela criação do movimento Guarulhos Quer Metrô. “O Alencar tem trabalhado de maneira eficaz e com determinação nesta luta para tentar melhorar a vida dos trabalhadores. Parabéns pelo trabalho e me coloco a disposição para ajudar a aumentar ainda mais este movimento, faremos junto com você”, afirmou.
“É incompreensível que o metrô não tenha chegado a guarulhos até hoje. Não faz parte da estratégia do governador ampliar o metrô, nem dentro da cidade nem fora. precisamos fazer pressão”, contribuiu o deputado José Américo.
O deputado Gileno também compareceu à solenidade e lamentou a falta de ligação de São Paulo com Guarulhos via metrô. “Somos a segunda maior cidade de Estado e não temos o metrô. Uma vergonha”.
 
O diretor de planejamento do Metrô, Alberto Epifani, representante do secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissione, concordou sobre a necessidade do metrô. ” Guarulhos não é mais a cidadezinha de 1915, e sim a segunda maior metrópole do Brasil. Essa ligação com Guarulhos é fundamental para desenvolvimento econômico”. Disse ainda que a Linha 2 – Verde não foi concebida para atender Guarulhos. “O deputado tem razão quando diz que iria apenas o Tiquatira para integrar com Linha 3”.
 
A extensão de Tiquatira até Guarulhos foi uma conquista do movimento Guarulhos quer metrô, que agora pleiteia estação até o centro da cidade.
 
O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida também participou e reafirmou que metrô é a única solução para o transporte público. “Quantos anos estamos ouvindo a historia do trem e metrô para o município e até agora nada. o transporte de massa não tem prioridade neste governo que é habilidoso em projeto, mas difícil nas obras. Por mais que investimos em linhas de ônibus e ciclovias, precisamos que o metrô chegue até o centro da cidade”.
IMG_0395

Relacionados

Os comentários estão desativados.