Alencar Santana Braga

infra 04-11 (2)

Deputado estadual eleito em 2010 e reeleito em 2014, Alencar Santana Braga tem 39 anos e é formado em Direito com especialização em Constitucional.

É presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia e membro da Comissão de Transportes e Comunicações e da CPI das Empresas de Telefonia.

Alencar defende políticas de juventude, educação, cultura, esporte e mobilidade urbana. Em Guarulhos, a segunda cidade do Estado e que sedia o maior aeroporto da América do Sul, Alencar luta pelo sonho do trem e do metrô na cidade transpondo os muros da Capital. O empenho é para que o metrô chegue até o Centro e o trem até o Bonsucesso, e conta com a Frente Parlamentar Guarulhos Quer Metrô, da qual é coordenador e que nasce com intuito de dar notoriedade à luta dos guarulhenses pela chegada do metrô até a cidade, com o objetivo de reunir os parlamentares em apoio às ações e promover debates estratégicos que contribua para a efetivação da proposta do metrô até a segunda maior cidade do Estado.

No primeiro mandato, Alencar desempenhou funções importantes na Alesp, como a liderança do PT em 2012, a presidência da Comissão de Infraestrutura, a coordenação da Frente Parlamentar de Juventude e ainda foi membro da Comissão de Transporte, fiscalizando o executivo, propondo projetos de leis, defendendo interesses dos municípios e de movimentos populares na Alesp.

Alencar é autor de duas leis importantes: a lei que acabou com a abusiva cobrança pelo uso dos banheiros nas rodoviárias e a da lei que garante aos clientes antigos de TV por assinatura, internet, telefonia e outros serviços contínuos, os mesmos benefícios oferecidos em promoções a novos clientes. Além de outros importantes projetos, como o que isenta prefeituras de ICMS na compra de viaturas da GCM e ambulâncias e outro que isenta o consumidor do mesmo imposto na compra de bicicletas.

Também conseguiu a aprovação da PEC da Juventude. (Altera o artigo 277, da Constituição Estadual, inserindo o termo “jovem” ao lado das mulheres, das crianças, dos adolescentes, idosos e deficientes como sujeito de direitos e proteção especial por parte do Estado em decorrência de particularidades).

O petista tem atuado em todo Estado, visando compreender os problemas das cidades e trabalhando em busca de soluções. Na região do Alto Tietê, por exemplo, vem lutando pela instalação de uma universidade estadual; Em Franco da Rocha, juntamente com o prefeito Kiko, vem de dedicando para que a cidade tenha uma instituição federal de ensino superior; Em Bragança Paulista, destinou recursos para um programa de inclusão digital nas escolas; Indicou emendas para projetos em várias cidades. Enfim, Alencar atua em muitos municípios e de diversas maneiras.

gaurulhos quer metro

Trajetória

Alencar começou sua militância política no movimento estudantil, em 1992, com 16 anos de idade. Por acreditar na ideologia política do Partido dos Trabalhadores, filiou-se à legenda em 1998.

Foi assessor de um vereador do PT em Guarulhos em 2001 e 2002 e posteriormente assumiu a chefia de gabinete do deputado estadual Sebastião Almeida, hoje prefeito da cidade de Guarulhos.

Alencar foi eleito pela primeira vez vereador de Guarulhos em 2004, aos 28 anos, tendo sido o parlamentar mais jovem do PT e líder do governo do prefeito Elói Pietá. Foi reeleito em 2008.

Antes de ser eleito deputado estadual, Alencar foi também secretário de governo do prefeito Sebastião Almeida.