Metrô: importante conquista de Guarulhos

A cidade de Guarulhos obteve uma grande conquista na última sexta-feira, dia 25 de outubro. A presidenta Dilma anunciou o metrô para Guarulhos, antigo sonho que começa a virar realidade.

29 de outubro de 2013

Por Alencar Santana Braga*

Artigo-Alencar-metrô

A cidade de Guarulhos obteve uma grande conquista na última sexta-feira, dia 25 de outubro. A presidenta Dilma anunciou o metrô para Guarulhos, antigo sonho que começa a virar realidade.

Serão destinados R$ 4,3 bilhões de reais para o metrô chegar até Guarulhos. Outros R$ 250 milhões irão para a linha do trem que virá até a cidade.

Vale relembrar alguns acontecimentos que contribuíram para essa conquista.

Foi uma construção coletiva que vem desde 2012, ocasião em que no dia 16 de julho, nos reunimos, eu e o prefeito Almeida, com o governador reivindicando o metrô e o trem para Guarulhos, cujos estudos foram determinados sem uma definição completa se viria ou não para a cidade.

Registra-se que o governador, durante as eleições de 2012, afirmou categoricamente que não havia projeto de metrô até Guarulhos.

O movimento Guarulhos que metrô, com a participação de diversas lideranças políticas e populares, de sindicatos e entidades empresariais, e do prefeito Almeida, teve papel importantíssimo, pois trouxe à pauta, com maior veemência, a necessidade da integração dos dois maiores municípios via metrô.

A partir deste momento, houve uma sensibilidade maior do governo do Estado para a proposta. Novas reuniões foram feitas, uma com o secretário da Casa Civil, outra com o secretário de Transportes Metropolitanos, essa com a participação de diversas lideranças do movimento Guarulhos quer metrô.

A participação do governo federal começa a partir desse momento também a ser fundamental. O Estado informou da possibilidade de construir o metrô até Guarulhos se o governo federal dispor de recursos para isso. O que foi reforçado numa agenda que o prefeito teve em Brasília.

Guarulhos, 1 milhão e 300 mil habitantes, a segunda maior cidade do Estado, que sedia o maior aeroporto do Brasil, cortada por rodovias importantes, será a primeira cidade da região metropolitana integrada com a Capital pelo metrô.

Nossa luta ainda não acabou. Sabemos que construir uma linha de metrô demora, mas as condições iniciais estão dadas. Vamos continuar cobrando e acompanhando de perto, pois não podemos perder tempo.

Parabéns a todos que acreditaram e participaram desta luta ao lado do movimento Guarulhos quer metrô. Foi essa luta que gerou a união de esforços entre os diferentes entes federativos do país para garantir tão importante conquista aos guarulhenses.

* Alencar Santana Braga é advogado, deputado estadual pelo PT-SP, membro da comissão de transportes e presidente da comissão de infraestrutura da Assembleia.

Relacionados

Os comentários estão desativados.