Metrô para Guarulhos é pauta na Conferência Estadual das Cidades

A melhor maneira de construir uma cidade e decidir seu futuro é garantindo a participação popular na elaboração de políticas públicas.

1 de outubro de 2013

Por Alencar Santana Braga*

Destq-Artigo-Alencar-metro

A melhor maneira de construir uma cidade e decidir seu futuro é garantindo a participação popular na elaboração de políticas públicas.

Nos últimos dias 26, 27, e 28, no Memorial da América Latina, aconteceu a etapa estadual da 5ª Conferência das Cidades, cujo tema é “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”

Uma iniciativa do Ministério das Cidades que visa, além da democracia e participação popular, diagnosticar as deficiências e prioridades de cada Estado e município.

A Conferência das Cidades faz parte do calendário nacional. A primeira aconteceu em 2003, ano em que o companheiro Lula deu início à transformação social e econômica em nosso país. E agora a presidenta Dilma dá continuidade à prática de construir as políticas públicas com a participação da sociedade.

Um debate organizado sobre as demandas dos municípios, que são levadas para o Estado e por ultimo à Conferencia Nacional, que será em novembro, para, juntas, as três esferas decidirem as prioridades para garantir uma cidade mais humana e de todos.

É importante destacar que os conselheiros de Guarulhos levaram, entre outras demandas como o investimento em urbanização, a necessidade do metrô ligando a cidade à Capital como uma das 10 prioridades do município.

Delegações de outras cidades também caminharam no mesmo sentido, para que o metrô transponha os limites da Capital e avance para a região metropolitana de São Paulo. Aliás, o auditório inteiro entoou a defesa do Guarulhos quer metrô, uma clara demonstração de que isto também é importante às cidades vizinhas.

Uma moção para que o governo do Estado priorize o metrô até Guarulhos também foi apresentada e obteve apoio de todos os presentes.

Esperamos que o governador respeite as decisões da conferência e faça com que, os muitos rabiscos que cogitam, sem ao menos um projeto concreto, sejam levados a sério e que saiam do papel de uma vez por todas.

Parabéns a todos os delegados de Guarulhos que defenderam a cidade e as propostas para que as políticas da reforma urbana sejam concretizas e democratizadas cada vez mais. Em especial, pela defesa do metrô para Guarulhos. É desta forma que este sonho se tornará realidade. Com a cobrança de todos perante o governo do Estado, que não terá como mais adiar essa necessidade do povo.

*Alencar Santana Braga é advogado e deputado estadual pelo PT/SP.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *