https://www.alencarbraga13.com.br/site/wp-content/uploads/2015/11/destaque-descumpre.png

Sem palavra

Alckmin descumpre distância e envia alunos a 2,5 km de escola fechada

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) desrespeitou a distância máxima de 1,5 km prometida para remanejar estudantes entre uma escola que será “fechada” com a reorganização da rede estadual e outra que os receberá.

Esse limite foi anunciado pelo Estado com a justificativa de atenuar os impactos para os alunos que serão transferidos de colégio em 2016.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo identificou, porém, um caso na zona norte da capital em que estudantes precisarão percorrer 2,5 km a pé ou 3,3 km de carro.

Essa é a distância que vai afetar a rotina de parte dos 207 alunos da escola Professor João Nogueira Lotufo, de Pirituba, devido ao remanejamento para a escola Professor Otto de Barros Vidal.

A reorganização da rede visa dividir as escolas estaduais por ciclos de ensino – atenuando a mistura de alunos do ensino médio e dos anos iniciais e finais do fundamental na mesma unidade.

Com a mudança, o Governo Alckmin fechará 94 escolas no Estado inteiro – que deixarão de integrar a rede, mas, segundo o governo, terão seus prédios utilizados para alguma finalidade educacional.

Desses 94, 25 estão na capital.

Os repórteres do jornal percorreram, a pé, a rota entre as duas escolas alvo do remanejamento. Com base no aplicativo Waze, foram 2,5 km de caminhada, em 25 minutos, com obstáculos para crianças, como calçadas quebradas e vias movimentadas.

Os alunos da Professor Lotufo são do ciclo fundamental 1 (1º ao 5º ano), com idades entre 6 e 11 anos.

Um dos pontos mais críticos é uma ponte sem nenhum tipo de proteção.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp