Deputado estadual eleito em 2010 e reeleito em 2014, Alencar Santana Braga tem 39 anos e é formado em Direito com especialização em Constitucional.
É presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia e membro da Comissão de Transportes e Comunicações e da CPI das Empresas de Telefonia.
Alencar defende políticas de juventude, educação, cultura, esporte e mobilidade urbana. Em Guarulhos, a segunda cidade do Estado e que sedia o maior aeroporto da América do Sul, Alencar luta pelo sonho do trem e do metrô na cidade transpondo os muros da Capital. O empenho é para que o metrô chegue até o Centro e o trem até o Bonsucesso, e conta com a Frente Parlamentar Guarulhos Quer Metrô, da qual é coordenador e que nasce com intuito de dar notoriedade à luta dos guarulhenses pela chegada do metrô até a cidade, com o objetivo de reunir os parlamentares em apoio às ações e promover debates estratégicos que contribua para a efetivação da proposta do metrô até a segunda maior cidade do Estado.
No primeiro mandato, Alencar desempenhou funções importantes na Alesp, como a liderança do PT em 2012, a presidência da Comissão de Infraestrutura, a coordenação da Frente Parlamentar de Juventude e ainda foi membro da Comissão de Transporte, fiscalizando o executivo, propondo projetos de leis, defendendo interesses dos municípios e de movimentos populares na Alesp.
Alencar é autor de duas leis importantes: a lei que acabou com a abusiva cobrança pelo uso dos banheiros nas rodoviárias e a da lei que garante aos clientes antigos de TV por assinatura, internet, telefonia e outros serviços contínuos, os mesmos benefícios oferecidos em promoções a novos clientes. Além de outros importantes projetos, como o que isenta prefeituras de ICMS na compra de viaturas da GCM e ambulâncias e outro que isenta o consumidor do mesmo imposto na compra de bicicletas.
Também conseguiu a aprovação da PEC da Juventude. (Altera o artigo 277, da Constituição Estadual, inserindo o termo “jovem” ao lado das mulheres, das crianças, dos adolescentes, idosos e deficientes como sujeito de direitos e proteção especial por parte do Estado em decorrência de particularidades).
O petista tem atuado em todo Estado, visando compreender os problemas das cidades e trabalhando em busca de soluções. Na região do Alto Tietê, por exemplo, vem lutando pela instalação de uma universidade estadual; Em Franco da Rocha, juntamente com o prefeito Kiko, vem de dedicando para que a cidade tenha uma instituição federal de ensino superior; Em Bragança Paulista, destinou recursos para um programa de inclusão digital nas escolas; Indicou emendas para projetos em várias cidades. Enfim, Alencar atua em muitos municípios e de diversas maneiras.
Trajetória
Alencar começou sua militância política no movimento estudantil, em 1992, com 16 anos de idade. Por acreditar na ideologia política do Partido dos Trabalhadores, filiou-se à legenda em 1998.
Foi assessor de um vereador do PT em Guarulhos em 2001 e 2002 e posteriormente assumiu a chefia de gabinete do deputado estadual Sebastião Almeida, hoje prefeito da cidade de Guarulhos.
Alencar foi eleito pela primeira vez vereador de Guarulhos em 2004, aos 28 anos, tendo sido o parlamentar mais jovem do PT e líder do governo do prefeito Elói Pietá. Foi reeleito em 2008.
Antes de ser eleito deputado estadual, Alencar foi também secretário de governo do prefeito Sebastião Almeida.