AlencarArtigosSugestõesBolsa Família e a transformação social e econômica

8 anos ago451

Bolsa-Familia2

Por Alencar Santana Braga*

No mês passado, o programa federal Bolsa Família completou dez anos e o resultado dessa política vitoriosa de transferência de renda tem superado as expectativas.

Devemos comemorar o resultado do Bolsa Família, um programa que tem feito a transformação social, melhorado a vida de muitas famílias e reduzido a desigualdade social no país.

O Bolsa família não é apenas um programa de transferência de renda. Ele alia transferência de renda com políticas sociais importantes ao nosso desenvolvimento. É um programa que estimula as pessoas a mudarem seus hábitos, condicionando os beneficiados a manterem seus filhos na escola, exigindo também outras ações na área da saúde e , ainda, a participação em programas e ações de qualificação e capacitação profissional, resgatando a dignidade das pessoas. São muitos os exemplos dos beneficiados que saíram do programa e hoje possuem uma vida bem melhor e sem dependência governamental.

Um programa que leva para o interior do País, regiões mais pobres e para as pequenas cidades uma dinâmica econômica diferente, onde as pessoas tendo mais dinheiro e consumindo mais, acaba gerando progresso e o desenvolvimento para o local em que vive.

Mais de 36 milhões de famílias saíram da pobreza extrema por meio do programa, que aprimorado trouxe também o Brasil Sem Miséria e o Brasil Carinhoso. Um conjunto de ações de transferência de rendas para aqueles que historicamente nunca tiveram acesso à renda do Estado, aos serviços públicos e a atenção devida.

Infelizmente, alguns são contrários ao programa, ou porque não conhecem em detalhes os benefícios que trouxe ao Brasil nos últimos anos ou porque possuem uma visão preconceituosa em relação às famílias mais carentes, como se não fossem portadoras de direitos e o Estado responsável em lhes garantir condições mínimas de sobrevivência.

As ações sociais mudaram a realidade econômica, a característica de renda aumentou a longevidade das famílias e melhorou o índice de acesso à educação e à saúde.

Essas conquistas demonstram que o Brasil está no caminho certo e que o governo federal tem compromisso com o social e que isso é prioridade dos governos petistas.

A vontade da presidenta Dilma em acabar com a desigualdade é tanta, que lançou o Busca Ativa, ação do Bolsa Família que vai a campo, nas áreas de vulnerabilidade, identificar as famílias que tem direito ao benefício.

É importante frisar que ao lado do Bolsa Família tantas outras políticas sociais de inclusão foram implementadas, desde a geração de emprego, o Prouni até a política de cotas.

Os governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma deram, e darão cada vez mais, aulas do que é governar para os mais pobres, sem discriminação e sempre levando expectativa de uma vida melhor.

* Alencar Santana Braga é advogado e deputado estadual pelo PT-SP

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp