Destaques-listaNotíciasCaravanas 2013: ABC recebe 1º ciclo de debates sobre organização partidária da região metropolitana

O evento ocorreu na manhã deste sábado (22) e reuniu cerca de 500 pessoas no Salão Nobre do Clube Atlético Aramaçan, em Santo André
8 anos ago305

O evento ocorreu na manhã deste sábado (22) e reuniu cerca de 500 pessoas no Salão Nobre do Clube Atlético Aramaçan, em Santo André

Por Elineudo Meira, Portal Linha Direta
abc

A macrorregião do ABC abriu, na manhã deste sábado (22), no Salão Nobre do Clube Atlético Aramaçan, em Santo André, o primeiro ciclo de debates sobre a organização partidária das Caravanas 2013 da região da Região Metropolitana de São Paulo. O evento contou com cerca de 500 pessoas entre militantes, deputados (as), vereadores (as), prefeitos, presidentes e membros dos diretórios municipais da região.

No encontro, o presidente do PT-SP e deputado estadual, Edinho Silva, explicou o objetivo das Caravanas e abordou a necessidade de diálogo entre partido e sociedade. Segundo ele, o encontro ajuda a elaborar um diagnóstico regional. “ O objetivo é debater a organização partidária, a construção do nosso partido e também para nós fazermos uma avaliação regional da construção dos nossos diálogos com a sociedade, apresentando nossas proposta”.

“Nós queremos eleger a Dilma e que a vitória seja dada aqui no estado de São Paulo, no confronto de projeto, porque é aqui que a direita se organiza, a oposição se organiza. Eu não tenho nenhuma duvida que o cenário é favorável”, enfatizou.

O presidente estadual também lembrou que foi no ABC que nasceram movimentos sociais. “Aqui nasceu o PT, aqui nasceu a CUT, foi daqui a maior reação da crise de 2006. Por todas intervenções que foram feitas que o ABC, mais uma vez, reivindique o seu papel de protagonista histórico. Que o ABC entenda que a maior base social organizada em nosso projeto está aqui. É aqui que está a maior base social do nosso projeto, aqui nos temos condições de puxar um movimento de vanguarda ao enfretamento”, concluiu.

Em sua fala, Humberto Tobé, coordenador da macrorregião, falou sobre a importância de ser a primeira macrorregião de receber o ciclo de debates na região metropolitava. “Receber a Caravana é muito importante por algumas razões: a primeira, por alguns debates, organização partidária; a segunda, para os dirigentes aprofundarem o debate em nossa região, em especial nas ações do governo da presidenta Dilma e dos prefeitos da região”, salientou.

Tobé também apresentou um diagnóstico da realidade política da região e apontou um panorama destacando que a macro tem hoje três prefeitos, Carlos Grana( Santo André), Luiz Marinho ( São Bernardo do Campo) e Donizete Braga( Mauá) e um vice-prefeito, Elso Silva, também em Mauá.

Na ocasião, o presidente do Diretório Municipal do PT de Santo André, Luiz Turco, destacou a importância da Caravana estar na cidade, principalmente no momento em que se torna necessário fazer o debate sobre as grandes mobilizações que vem ocorrendo em todo o país. “Pra nós do PT de Santo André é uma alegria receber toda a direção estadual para fazer esse debate. Acho um momento privilegiado, já que o PT vive essa momento de debate com os movimentos. Precisamos apontar para o futuro, para a disputa do governo do estado de São Paulo. Acho que chegou a hora de recuperar o estado e, quem sabe, a partir de 2015 governá-lo!”, disse.

O prefeito anfitrião, Carlos Grana falou da importância do partido discutir a conjuntura atual.“Nós vivemos nos últimos dias uma situação de mudanças do quadro conjuntural e foi uma grande oportunidade para fortalecer a defesa do nosso partido”, afirmou.

O secretário de Juventude do PT-SP, Rogério Cruz, também falou das manifestações e da participação da juventude. “Desde o começo tivemos presente nessas manifestações e nessas batalhas. Estamos preparados para organizar o futuro. Existem muitos elementos nessas manifestações que acabam nos dando sinal de alerta, ao mesmo tempo que a presidenta pauta agendas importantes, legítimas. É importante que a juventude entenda o processo histórico que o país vive e o processo que tem pela frente”, disse.

O secretário de Comunicação do PT-SP, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão, falou da importância que a comunicação tem para o partido e para a sociedade. Ele falou que a macro ABC é a única que tem site próprio e tem uma média de dois mil acessos diários. Ele também destacou os bons resultados das oficinas de Redes Sociais realizadas nas macrorregiões no ano passado.

Os prefeitos Donizete Braga e Luiz Marinho também fizeram saudações durante o evento. Além deles, estiveram presentes o senador Eduardo Suplicy, os deputados federais Newton Lima, Vicentinho, Carlos Zarattini, Wanderlei Siraque e Paulo Teixeira; os estaduais Ana do Carmo e Enio Tatto; o presidente da CUT SP, Adi dos Santos; os membros da Executiva do PT-SP, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral, Antonio dos Santos, a secretária Geral, Silvana Donatti, e a secretária de Mulheres, Marta Regina Domingues.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp