Mobilidade UrbanaNotíciasCorrupção tucana: um mês de obstrução e 27 deputados apoiam CPI de inciativa do PT

Há um mês a Bancada do PT na Assembleia Legislativa tem feito obstrução, resistido a base do governo Alckmin e feito campanha em prol a CPI da Corrupção Tucana.
8 anos ago333
Há um mês a Bancada do PT na Assembleia Legislativa tem feito obstrução, resistido a base do governo Alckmin e feito campanha em prol a CPI da Corrupção Tucana.Há semanas o PT tem apresentado em plenário documentos, reportagens e dados sobre os contratos irregulares do governo do PSDB com as empresas denunciadas pela multinacional Siemens de fraudar licitações.A Bancada do PT manteve os debates e cobrou da base governista o apoio à CPI de iniciativa da Bancada petista.

As pressões sobre a base governista apresentou o primeiro efeito, após manifestações de jovens de diversos setores da sociedade civil organizada nas Comissões de Infraestrutura e Transportes, nesta terça-feira (27/8).

Logo após a abordagem dos jovens aos deputados governistas, o deputado Milton Leite (DEM) assinou o pedido de CPI.

Com esta adesão, já são 27 o número de assinaturas pela CPI. São necessárias 32 assinaturas para que o pedido seja protocolado.

A expectativa da Bancada do PT é que, com o apelo popular, os deputados que ainda não assinaram venham a ser sensibilizados.

Siemens delatou

Durante os debates em plenário, os parlamentares petistas têm insistido na necessidade da Assembleia Legislativa cumprir seu papel de fiscalizar o Executivo.

Um dos pontos colocado reiteradamente pelos petistas é a diferença das denúncias de fraudes eclodidas em 2008 e as da situação atual. Neste momento um das empresas envolvida na prática de irregularidade admite a fraude e denuncia o conluio nos contratos firmados entre o Estado e as empresas contratadas pelos governos do PSDB no Estado.

Ações articuladas

Desde a retomada das atividades parlamentares no segundo semestre, a Bancada do PT diariamente tem pressionado os governistas pela instalação da CPI.

Para os deputados do PT, a questão a ser apurada faz coro com as vozes nas ruas que cobraram dos políticos transparência e lisura na aplicação dos recursos públicos.

Essas vozes têm sido acolhidas pela Bancada do PT, que acolheu as manifestações em defesa dos transportes públicos ocorrida recentemente na cidade de São Paulo e tem recebido manifestações de apoio de diversos sindicatos, ente eles dos Bancários de São Paulo, Químicos, Apeoesp, da CUT-SP, Central de Movimentos Populares, entre outros, em favor da CPI da Corrupção Tucana em São Paulo.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp