Destaques-listaNotíciasGoverno federal anuncia primeira ferrovia do Programa de Investimentos em Logística

O governo federal anuncia, nesta sexta-feira (5), a conclusão das consultas públicas para o trecho de ferrovia entre Açailândia, no Maranhão, e Barcarena, no Pará, que terá extensão de 457 quilômetros e receberá investimentos de R$ 3,25 bilhões.
8 anos ago313

O governo federal anuncia, nesta sexta-feira (5), a conclusão das consultas públicas para o trecho de ferrovia entre Açailândia, no Maranhão, e Barcarena, no Pará, que terá extensão de 457 quilômetros e receberá investimentos de R$ 3,25 bilhões. Os estudos serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o próximo dia 15, e o leilão está previsto para outubro deste ano.

“É o lançamento do modelo com participação do setor privado, em um trecho muito importante que vai completar a Ferrovia Norte-Sul, uma grande coluna vertebral brasileira”, afirmou César Borges, ministro dos Transportes.

O trecho ligará a Ferrovia Norte-Sul ao porto de Vila do Conde, localizado em posição estratégica em relação aos portos da Europa e da Costa Leste da América do Norte, e viabilizará nova logística de transporte de alta capacidade para minério de ferro e desenvolvimento da exploração de outros minerais, além de grãos.

Também será uma nova opção para escoamento de carga geral – petróleo e derivados, açúcar, milho e etanol. Essa será a primeira ferrovia a ser concedida pelo Programa de Investimentos em Logística. Nesse modelo, o gestor da infraestrutura é dissociado do responsável pelo transporte, criando condições para maior utilização do transporte ferroviário.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp