Destaques-listaNotíciasGuarulhos: Adamastor sedia 1ª Conferência Municipal de Saúde Indígena

Evento tem por objetivo discutir temas de interesse a essas comunidades, com participação de representantes das tribos, bem como propostas para a implantação de uma política de saúde que atenda às necessidades desse segmento da população
8 anos ago270

Por Secom Guarulhos
Sexta-feira, 28 de junho de 2013

O Teatro Adamastor Centro será palco da 1ª Conferência Municipal da Saúde Indígena, que será realizada neste sábado (29), das 8 às 18 horas. Promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com o Grupo de Trabalho Permanente pelos Povos Indígenas de Guarulhos, o evento tem por objetivo discutir temas de interesse a essas comunidades, com participação de representantes das tribos, bem como propostas para a implantação de uma política de saúde que atenda às necessidades desse segmento da população.

Estarão representadas na ocasião várias etnias locais, tais como Tupi, Pankararé, Pankararu, Wassu-cocal, Xucuru, dentre outras. Eles irão contribuir com a apresentação de propostas locais que possam fortalecer a política nacional de saúde voltada para a população indígena.

Com base nos termos do regimento da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, as conferências, em suas várias etapas, terão como tema: “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”, através dos eixos temáticos: I Atenção Integral e Diferenciada nas três esferas de governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação, práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); II Controle Social e gestão participativa; III Etnodesenvolvimento, segurança alimentar e nutricional; IV Saneamento e edificações.

Na prática, a Conferência Municipal servirá de preparação para a etapa nacional, cujo objetivo é aprovar diretrizes para as ações de saúde desenvolvidas nas aldeias, por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas existentes no país, que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Prevista para acontecer entre 26 a 30 de novembro, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena também será um fórum de debates sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Mesmo não tendo indígenas em aldeias, Guarulhos irá promover uma conferência em âmbito municipal. A iniciativa se deve ao trabalho realizado desde 2008 com esse segmento da população, tais como a composição no Grupo de Trabalho Permanente das Populações Indígenas – GT- PIG (Portaria Municipal 1402/2010), realização do censo da população indígena e cadastro, bem como pela constituição de um Centro de Referência da Saúde Indígena, que funciona como projeto piloto na Unidade Básica de Saúde Soberana.

Serviço

O Centro de Educação Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp