AlencarArtigosGuarulhos Quer MetrôGuarulhos quer metrô

Guarulhos quer metrô não é de hoje e todos já conhecemos os motivos: a cidade tem mais de 1 milhão e 200 mil habitantes, sendo que muitos guarulhenses se deslocam à Capital diariamente, tem o maior aeroporto da América Latina, que está sendo ampliado e que movimentará mais de 250 mil pessoas/dia - cerca de 1/5 de nossa cidade - e somos a segunda maior do Estado.
8 anos ago475
Por Alencar Santana Braga*
Guarulhos quer metrô não é de hoje e todos já conhecemos os motivos: a cidade tem mais de 1 milhão e 200 mil habitantes, sendo que muitos guarulhenses se deslocam à Capital diariamente, tem o maior aeroporto da América Latina, que está sendo ampliado e que movimentará mais de 250 mil pessoas/dia – cerca de 1/5 de nossa cidade – e  somos a segunda maior do Estado.
São inúmeros os “porquês” e mesmo assim Guarulhos ainda sofre com a ausência de ligação metroviária com a Capital.
O governo do Estado nos promete o metrô há muitos anos, mas até hoje nem se quer transformou as ideias em projetos, imaginem então tira-las do papel e começar as obras.
As promessas são feitas principalmente durante as campanhas eleitorais e em momentos de crise política, como essa que o governador vive hoje, envolvido num grande esquema de corrupção e desvio de bilhões de reais das obras do Metrô e da CPTM. Na semana passada mais uma promessa foi feita, porém ainda não há nada em concreto. Parece que querem somente desviar a atenção do nosso povo sobre o escândalo do metrô.
A cada 3 km contratados por este esquema denunciado pela Siemens, o dinheiro equivalente a 1 km foi desviado, ou seja, se não houvesse tanta corrupção, essa que se estende há 20 anos nos governos tucanos, teríamos uma malha metroviária bem maior, com mesmos riscos de acidentes, o que é constante em São Paulo, menos lotado e até mesmo chegando a Guarulhos.
Os guarulhenses e todos aqueles que conhecem ou convivem em nossa cidade sabem da importância do metrô ligando os dois maiores municípios do Estado.
Com o metrô em nossa cidade, o guarulhense vai ganhar mais tempo e qualidade de vida. As horas perdidas hoje no trânsito serão mais bem aproveitadas. A integração com a Capital será maior, mais rápida e melhor. As pessoas vão economizar com passagens pagando uma só condução.  O aeroporto de Guarulhos será ampliado e a quantidade de pessoas que circulam diariamente será maior, ou seja, muito mais gente necessitando de alternativas para se locomoverem e teremos maior potencial de desenvolvimento. O meio ambiente também sairá ganhando, pois fará com que menos pessoas usem seus carros, então teremos menos poluição.
Com o propósito de convencer o governo do Estado dessa necessidade e para que as promessas saiam do papel, várias entidades, lideranças políticas, sindicatos e setores sociais, assim como vereadores, nosso mandato e da deputada Janete Pietá, com a liderança do nosso prefeito Almeida, fazemos parte do movimento Guarulhos quer metrô.
A mobilidade tem que ser prioridade. Esse foi um dos principais recados das ruas, por isso o governo do Estado precisa ouvir o pleito de Guarulhos. O metrô precisa transpor os limites da Capital e integrar os dois municípios. Chega desse vai e vem de promessas, queremos ação e projetos estruturados e reais.
Guarulhos quer metrô. Tenho certeza que você também quer, por isso vamos juntos nessa luta em que todos os guarulhenses ganham.
* Alencar Santana Braga é advogado, deputado estadual pelo PT-SP, membro da comissão de transportes e presidente da comissão de infraestrutura da Assembleia. 
metro0021 cópia

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp