NotíciasMídias sociais e mobilizações populares: “um debate rico, que aconteceu em um momento oportuno e nos ajudou a entender o momento que estamos vivendo”, disse Alencar.

O objetivo foi de debater para compreender melhor os últimos acontecimentos no País, como as manifestações e a forma com que se deu o envolvimento das pessoas através das mídias sociais.
8 anos ago322

O objetivo foi de debater para compreender melhor os últimos acontecimentos no País, como as manifestações e a forma com que se deu o envolvimento das pessoas através das mídias sociais.

Por Daniele Lopes

DSC_0005 655

 

A Câmara Municipal de Guarulhos recebeu nessa quinta-feira (11), um rico debate sobre o papel das mídias sociais nas mobilizações populares, além de uma análise da conjuntura política atual.

Participaram da mesa de debate, o deputado Alencar, o jornalista e diretor do site Opera Mundi e da revista Samuel; o secretário de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos, Justino Pereira e o secretário estadual de Comunicação do PT, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão.

Segundo o deputado Alencar, idealizador da atividade, o objetivo foi de debater para compreender melhor os últimos acontecimentos no País, como as manifestações e a forma com que se deu o envolvimento das pessoas através das mídias sociais.

“Precisamos entender que as redes sociais se tornaram, além de um instrumento de comunicação, uma ferramenta de disputa política que mobiliza o povo. E é de extrema importância compreender como está de dando essa disputa nas redes”, disse Alencar.

O secretário Justino apresentou alguns números referente a utilização das redes sociais e da internet como um todo na cidade de Guarulhos. “Pesquisas mostram que 46% dos guarulhenses têm acesso à internet sempre ou quase sempre”, afirmou Justino.

Já o dirigente do PT estadual, Cidão, abordou a importância da comunicação interna e da participação da militância nesse meio. “Rede social é cada um de nós, e o PT é uma rede por natureza, agora precisamos saber usar a tecnologia ao nosso favor e assim, com certeza, sairemos na frente”, comentou Cidão.

Breno Altman arrancou aplausos da militância petista por diversas vezes quando expôs seu ponto de vista em relação às manifestações, posicionamento dos nossos governos e a influência das redes sociais.

“Todas as forças políticas se surpreenderam com as manifestações que percorreram o País todo. Agora, que lição podemos tirar disso tudo”, interrogou Altman. “Se não entendermos o que aconteceu em junho será mais difícil avançarmos na política”, completou.

Breno discorreu em uma ampla análise de conjuntura e reafirmou a importância da participação popular nas decisões políticas e de governo, assim como a importância do povo decidir pela reforma política, proposta apresentada pela presidenta Dilma em resposta às manifestações, que pedem por mudanças nos sistemas político e eleitoral do Brasil, e que “infelizmente forças conservadoras do Congresso tentam barrar”.

“O PT foi o partido das massas contra a ditadura e que construiu o discurso da democracia. Precisamos pensar em uma nova estratégia de identidade com o Partido. O Brasil só vai caminhar melhor com a participação do povo e não é somente nas eleições”, afirmou Breno. “Temos muitas forças e devemos confiar no povo em movimento”, finalizou.

Para o deputado Alencar, “o debate foi muito rico, aconteceu em um momento oportuno e nos ajudou a entender o momento que estamos vivendo”.

Também participaram da atividade: o vereador de Arujá, Renato Caroba e os vereadores de Guarulhos, Genilda Bernardes e Marcelo Seminaldo e o ex-vereador Edson Albertão. 

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp