AlencarArtigosNotíciasO pessimismo e a realidade econômica brasileira

8 anos ago383

Por Alencar Santana Braga*

Creio não ser possível alguém sentir saudades do que era a economia brasileira uma década atrás.

pessimismo-e-a-realidade-economica

Hoje somos uma grande potência econômica graças a uma política iniciada no governo Lula, que abriu novas fronteiras comerciais para o Brasil muito além das transações comerciais com os Estados Unidos e que distribuiu renda, gerou emprego e fortaleceu o mercado interno.

Hoje o mundo reconhece nosso potencial e já avista aonde podemos chegar no futuro próximo.

No entanto, parte da imprensa, setores conservadores e a oposição ao governo insistem em criar um cenário fictício de incertezas econômicas no País.

No final do ano noticiaram que o movimento do comercio neste Natal foi um dos piores dos últimos anos, quando na verdade houve crescimento nas vendas em relação aos anos anteriores.

Falaram e torcem para que a inflação seja alta, mas verificou-se ao final de 2013 que ficamos dentro da meta. Anunciaram como catástrofe que não cumpriríamos o superávit primário, mas os inúmeros foram outros.

Quanto aos falsos boatos, Dilma deu seu recado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, deixando claro que o Brasil que estão tentando pintar, não é o Brasil que temos hoje, esse ficou para trás e que aqui é uma das mais amplas fronteiras de oportunidades de investimentos.

Só não vê o avanço econômico no Brasil quem não quer. Tivemos em 2013 queda da inadimplência, aumento da arrecadação, manutenção do Investimento Estrangeiro Direto em um patamar acima de 60 bilhões de dólares e a geração de 1,1 milhão de novos empregos.

O que se vê na realidade é um Brasil cada vez melhor, com distribuição de renda e inclusão social, fruto da política iniciada pelo presidente Lula, continuada pela presidenta Dilma, que muito bem conduz nosso país diante desse cenário internacional adverso.

Para a infelicidade dos pessimistas, teremos um ano ainda mais atrativo para a economia, gerando mais empregos e distribuindo renda, para que o Brasil se consolide como potência mundial que pode ser e é.

Enfim, não há economia desastrosa no Brasil. O que há são pessimistas que ao invés de propagarem nosso potencial, como bem faz a presidenta Dilma, fecham os olhos e tentam afundar o país na intenção de esconder seus avanços, que são cada vez mais nítidos.

A cidade de Guarulhos é um exemplo. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o município teve ótimo desempenho na geração de empregos formais em 2013. Foram criados 13.978 novos postos de trabalho na cidade. Os investimentos foram imensos. Ampliação do aeroporto, rodoanel, tratamento de esgoto, novas moradias, trevo Bonsucesso e corredores. Uma gama enorme de recursos investidos aqui que fortalecem nossa economia e geram postos de trabalho.

Portanto, é importante termos claro que o Brasil tem enfrentando seus desafios de forma ativa e com bons resultados, e que o cenário pessimista é sonho da turma do contra, que sempre lucrou com a exploração do nosso povo e que não quer ver a nova realidade brasileira.

* Alencar Santana Braga é advogado e deputado estadual pelo PT-SP

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp