Destaques-listaNotíciasOsasco: Proerd ensina 1250 alunos da rede municipal de Osasco a dizerem não às drogas

Durante 10 semanas, policiais militares fizeram, por meio do programa, parte do dia a dia dos alunos e professores de escolas da rede
8 anos ago355

Por Secom Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (através de seu Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos) e com o 14ª Batalhão de Polícia Militar do CPA-M/8, promoveram, no dia 4 de julho, a formatura de 1250 alunos da rede municipal de ensino que participaram do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia foi realizada no Ginásio Esportivo do CEU José Saramago, no Jardim Santo Antônio, zona Sul da cidade.

O programa consiste em uma ação conjunta, com duração de dez semanas, entre a Policia Militar, escolas e famílias, visando prevenir o abuso de drogas e a violência. As crianças recebem orientações sobre os males causados pelo uso de drogas, incluindo os vícios alcoólicos e de tabagismo, além de aprender a desenvolver habilidades para resistir a elas, no caso de abordagem promovida pelo tráfico.

Durante a cerimônia, crianças leram redações sobre o aprendizado do programa. Algumas relataram que ficaram surpresas ao ver um militar dentro da sala de aula, mas que depois se tornaram amigos. Já outras relataram parte do aprendizado, incluindo os efeitos causados pelas drogas e como elas prejudicam a saúde.

A secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento, fez uso da palavra e destacou a eficiência e a necessidade do programa. “Nossos alunos são privilegiados por participarem desse programa. Com certeza, serão adultos muito responsáveis”, disse a secretária, agradecendo ainda todas as pessoas envolvidas na ação e ressalvando o trabalho dos instrutores do Proerd, sargento Brum, sargento Silvana, cabo Fábio e soldado Torres.

Em seguida, o chefe de Gabinete, Rubinho Bastos, representando o prefeito Jorge Lapas, também fez uso da palavra. “Esse evento, nos dias de hoje, tem grande importância, porque vemos nos noticiários o que vem acontecendo em todo Brasil com relação às drogas. O Proerd orienta e educa milhares e milhares de crianças, contribuindo para mudar esse quadro”, destacou.

O tenente coronel chefe do Estado Maior do CPA/M-8, Wagner Serafim de Queiroz também deixou sua mensagem. “O Estado está fazendo sua parte. Esperamos que os pais ou responsáveis também se engajem e contribuam para afastar nossas crianças das drogas que assolam as famílias em nosso País”, disse.

O evento contou ainda com apresentação da Banda Musical do CPA/M-8, sob a regência do 2º sargento Vaz, homenagem e entrega de troféu de honra ao mérito para cada escola participante e de certificado para os alunos das EMEFs, Messias Gonçalves da Silva, José Manoel Ayres, Alfredo Farath, Frei Gaspar, João Guimarães Rosa, CMT. General Antônio Sampaio, Francisco C. Pontes, Elza Carvalho Maria Batiston, Etiene Sales Campelo e Cecília Correa Castelani.

Também participaram do evento os deputados estaduais Marcos Martins e Osvaldo Vergínio; o major comandante interino do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana de Osasco, Redcliff; o capitão comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Osasco, Joaquim Keida; o capitão comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Osasco, Arnaldo Araújo; o major sub-comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana de Osasco, Luiz Antônio; o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, José Orlando; e o chefe de segurança do Plaza Shopping, Pedro Calixto; dentre outras autoridades.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp