Destaques-listaNotíciasPesquisa mostra que 76% dos usuários aprovam saúde pública de Guarulhos

O estudo foi feito com 575 moradores de Guarulhos, no período entre 2011 e 2012, e identificou que, do total de entrevistados, 384 utilizaram os serviços públicos de saúde contra 191 que não fizeram uso
8 anos ago278

Por Secom Guarulhos
Segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvida pelo Ministério da Saúde em Guarulhos, mostra que 76,04% dos usuários aprovam e recomendariam o serviço municipal para um amigo ou familiar.

A percepção positiva sugere que a satisfação com os serviços do SUS é maior entre usuários da saúde pública do que entre as pessoas que não são usuárias. O estudo foi feito com 575 moradores de Guarulhos, no período entre 2011 e 2012, e identificou que, do total de entrevistados, 384 utilizaram os serviços públicos de saúde contra 191 que não fizeram uso.

De acordo com a pesquisa, a consulta médica foi o atendimento mais procurado pelos entrevistados (78,40%), seguida dos medicamentos (70,60%), exames de laboratório ou imagem (58,90%) e vacinação ou curativos (46,34%). Apenas 9,70% buscaram os serviços de saúde para atendimento odontológico.

Entre as pessoas que passaram em consulta médica nas Unidades Básicas de Saúde, 59,20% avaliaram o atendimento como “bom” ou “muito bom”, 14,84% como “regular” e 7,42% como “ruim” ou “muito ruim”. Do montante pesquisado, 29,33% não precisaram agendar consulta com o médico, pois foram atendidos no mesmo dia.

Na visão dos entrevistados, a avaliação do serviço realizado pela equipe de enfermagem foi melhor que o prestado pelo médico: 65,96% das pessoas avaliaram o atendimento de enfermagem como “bom” ou “muito bom”, 22,34% consideraram regular e 11,71% avaliaram como “ruim” ou “muito ruim”.

Em Saúde da Família, dos 42,71% entrevistados que receberam visita do agente comunitário de saúde, 84,62% consideraram sua atuação “boa” ou “muito boa”, 9,40% consideraram regular e 5,98% “ruim” ou “muito ruim”.

Nos serviços de urgência e emergência, 59,38% dos entrevistados avaliaram o atendimento como “bom” ou “muito bom”, 24,38% como regular e 16,26% como “ruim” ou “muito ruim”. Já na assistência odontológica, 80,95% avaliaram o atendimento do dentista como “bom” ou “muito bom”, 11,90% consideraram o atendimento “regular” e 7,14% “muito ruim”.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp