Destaques-listaNotíciasPrefeitura cria Coordenação de Políticas para Imigrantes

Órgão pretende garantir aos estrangeiros que vivem em São Paulo direitos como trabalho e educação. Atualmente, quase 360 mil imigrantes moram legalmente na cidade
8 anos ago247

Por Portal Prefeitura de São Paulo
Quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SDHC) criou a Coordenação de Políticas para Imigrantes para garantir, por meio de políticas públicas, direitos aos estrangeiros que vivem em São Paulo. Atualmente, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Justiça, 359.520 imigrantes registrados na Polícia Federal vivem na cidade.

As maiores colônias são de portugueses (78.696 pessoas), bolivianos (59.526), japoneses (36.004), italianos (25.339) e espanhois (20.239). Os dados indicam, ainda, que São Paulo abriga também moradores de pequenos países, como Brunei, Turcomenistão, Guadalupe, Ruanda e Ilhas Seychelles.

O novo órgão ajudará os estrangeiros com relação à permanência na cidade, com a regularização de vistos permanentes. A coordenação pretende ajudar, também, nas questões referentes a trabalho e educação.

“Buscamos o reconhecimento deles (imigrantes) como pessoas constituintes da cidade de São Paulo, historicamente caracterizada pela imigração”, afirmou o coordenador do órgão, Paulo Illes, que é ex-presidente do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC).

Segundo ele, o órgão atuará diretamente com os imigrantes para descobrir suas reais demandas. Em um segundo momento, trabalhará em conjunto com outras secretarias municipais, coordenadorias e até mesmo com órgãos estaduais e federais para garantir a plena inclusão do imigrantes na cidade.

“São Paulo é, por sua própria natureza, uma cidade do intercâmbio. Isso enriquece o comércio e as produções científica, industrial e cultural da cidade. Sabemos que existem muitas novas colônias na cidade e queremos tratar bem aqueles que trabalham em São Paulo e contribuem para a sua geração de riqueza”, disse o prefeito Fernando Haddad, em um encontro com cônsules de diversos países realizado em maio.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp