NotíciasProjeto do Baquirivu é apresentado à população a pedido de Alencar

7 anos ago294
https://www.alencarbraga13.com.br/site/wp-content/uploads/2014/11/baquirivu.jpg
baquirivu
Na tarde desta quarta-feira (26) foi apresentado à população, pelo chefe de gabinete do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Giovani Costa, o projeto de drenagem e das novas marginais do rio Baquirivu. A iniciativa foi do deputado Alencar, que solicitou a audiência a fim de esclarecer os procedimentos à população . Para ele “é importante que todos fiquem a par de todo o processo, uma vez que haverá impacto, como a desapropriação de algumas famílias”.
 
O prefeito Almeida também estava presente e parabenizou a atitude de Alencar. “Há muito tempo estamos cobrando soluções do Estado para as enchentes na região, e o deputado Alencar está de parabéns pela construção deste diálogo aqui hoje com a população”, disse o prefeito.
 
Alencar reafirmou o compromisso do prefeito Almeida com a questão habitacional e que desde o início de seu mandato está empenhado neste caso.
 
 
 
O Projeto
 
O rio Baquirivu será canalizado a céu aberto ao longo de 20 quilômetros, no trecho entre a divisa de Guarulhos com Arujá e a foz no rio Tietê, próximo à rodovia Hélio Smidt (acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica).
 
O projeto prevê também cinco reservatórios para a captação da água das chuvas,  o alargamento do canal do rio, adequação e readequação viária, além da construção de um Parque Linear ao longo das duas margens do rio. O objetivo é minimizar ou até mesmo acabar com os episódios de enchentes ao longo do rio.
“Pelo que nos foi exibido hoje, as enchentes serão minimizadas significativamente, teremos melhoria no trânsito, e ainda beneficiará toda a região metropolitana de São Paulo”, disse o deputado Alencar.
 
A maior preocupação da população presente é referente as remoções de casas e a realocação das famílias afetadas. “Elas querem saber se sua casa será ou não removida e quais os procedimentos. Nada mais justo, afirmou Alencar.
 
Estas respostas porém, só devem ser concluídas ao inicio do cadastramento das famílias, que deve ocorrer após a escolha da empresa responsável pelas remoções, hoje em processo de licitação.
 
“Estaremos atentos e acompanharemos de perto todo este processo em compromisso com a cidade de Guarulhos e as famílias afetadas”, finalizou Alencar.
 
Ao final o deputado Alencar propôs que outra audiência fosse realizada no Presidente Dutra, local onde também haverá muitas interferências no decorrer das obras. O chefe de gabinete do DAEE se comprometeu em confirmar uma data até 15 de dezembro.
 
Também estiveram presentes o prefeito Almeida, os vereadores Laércio Pereira, Pezão, Marisa de Sá,  Novinho Brasil Vitor da Farmácia e Castelo,  de Arujá.  Aarão presidente da Asec (Associação dos Empresários de Cumbica), Maurício Colin diretor da Ciesp (Centro de Indústrias do Estdo de São Paulo) e os secretários Atílio Pereira (Transito),  Paulo Carvalho (SDU), Vander (Governo) Zaneta (Meio Ambiente) e representantes da secretaria de Obras.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp