AlencarArtigosQuem quer a guerra?

Mais uma vez os EUA querem se postar como senhores do mundo, invadindo e atacando um país sob o argumento de defesa da democracia e de que determinadas armas não podem ser utilizadas nas guerras. Quem lhe deu esse poder para agir assim?
8 anos ago350

Por Alencar Santana Braga*

Guerra-EUA-x-Siria

Mais uma vez os EUA querem se postar como senhores do mundo, invadindo e atacando um país sob o argumento de defesa da democracia e de que determinadas armas não podem ser utilizadas nas guerras. Quem lhe deu esse poder para agir assim?

É inaceitável os Estados Unidos condenarem ainda mais sírios à morte, colocando a paz mundial em risco, por não concordarem com o governo sírio.

Não estou defendendo e nem defendo o regime sírio, mas não concordo que os EUA haja isoladamente contra determinado país. Que aguardem e respeitem então a decisão do Conselho de Segurança da ONU.

Já vimos filme semelhante quando houve o ataque norte-americano ao Iraque. Também foi uma decisão unilateral e sob o argumento do Iraque possuir armas de destruição em massa.

O país foi destruído, as armas não foram encontradas e não se obteve a normalidade de volta.

A quem interessa a guerra?

Aos países desenvolvidos que estão em crise e que precisam movimentar o mercado bélico mundial? Ou a interesses de exploração das riquezas da Síria e dos países da região?

Alguns países já se manifestaram contra um ataque à Síria, outros para que qualquer ataque seja feito somente mediante decisão da ONU e alguns aliados dos EUA se posicionaram favoravelmente.

Mas o povo em geral, inclusive os norte- americanos, não deseja a guerra. Sabe que isso só traria mais mortes e destruição.

O mundo precisa de uma nova liderança mundial, por isso a importância da ampliação e reformulação do Conselho de Segurança da ONU, que tenha o diálogo e a política como instrumentos de solução dos problemas entre as Nações. Se assim não for, estaremos voltando ao tempo da barbárie.

Acabou a época dos impérios em que determinados países se postavam como donos do mundo e utilizavam a força para dominação.

O presidente Barack Obama disse que amanhã se manifestaria publicamente sobre a Síria, desejamos que ele reflita bastante e considere a opinião de seu povo e de outros países, e não ataque o inocente povo Sírio.

Por mais que alguém não concorde com o governo Sírio, não podemos aceitar a postura norte-americana de solucionar o problema sozinho provocando uma nova guerra. Situações semelhantes poderiam ocorrer em outras ocasiões.

Eles não são donos do mundo. Apesar de acharem que são. Vide o caso de espionagem contra outras Nações, incluindo o Brasil que teve sua soberania violada com a invasão da correspondência eletrônica da presidência da república e da presidenta Dilma. Uma afronta ao nosso povo também.

Que os EUA utilizem seu poder, se querem de fato promover a paz, a igualdade e a democracia no mundo, para acabar com a miséria mundial, para incentivar o desenvolvimento dos países, para garantir o diálogo como solução dos conflitos e que respeitem a cultura de cada povo.

* Alencar Santana Braga é advogado, deputado estadual pelo PT/SP

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp