AlencarArtigosQueremos transparência e metrô até Guarulhos

A transparência com a informação pública é fundamental à consolidação de nossa democracia, ao aprimoramento de nossas instituições e ao bom uso dos recursos públicos. Não pode aquilo que é de interesse público ser escondido do povo ou, pior, ser utilizado para interesses privados.
8 anos ago343
Por Alencar Santana Braga*
A transparência com a informação pública é fundamental à consolidação de nossa democracia, ao aprimoramento de nossas instituições e ao bom uso dos recursos públicos. Não pode aquilo que é de interesse público ser escondido do povo ou, pior, ser utilizado para interesses privados.
As ações do governo Alckmin e do PSDB são contraditórias de suas palavras. Falam uma coisa e fazem outra.
Diz o governo que quer transparência e apuração da corrupção do Metrô e da CPTM, porém monta uma comissão no âmbito do executivo para apurar, como se assim houvesse independência, melhor, competência para tal, entretanto não permite a abertura de uma CPI na Assembleia para que os deputados, no uso de suas atribuições, investiguem e punam os responsáveis.
Ainda se dizem democráticos. Porém, não foi o que presenciamos na última quarta-feira quando cidadãos tentavam adentrar a Assembleia para acompanhar a sessão e defender a abertura de uma CPI. A repressão policial mais uma vez prevaleceu, como ocorrera no Pinheirinho, na USP, na Cracolândia e nas manifestações de junho. Desta vez, até deputados foram agredidos e impedidos de circularem pela Casa. Os deputados Enio Tatto e João Paulo Rillo foram agredidos pela PM. Um ato de puro autoritarismo.
Se queremos transparência em relação aos contratos do Metrô e da CPTM, também queremos transparência e diálogo sobre o metrô até Guarulhos.
Todos sabemos que o metrô até Guarulhos é uma reivindicação antiga do nosso povo, porém nunca cumprida nesses 20 anos de governos do PSDB no Estado. Só prometeram, inclusive, apresentando desenhinhos que nunca foram, se quer, colocados na prancheta de um engenheiro.
Mas basta disso. Queremos o metrô de verdade até Guarulhos. Que atenda o guarulhense e integre os dois maiores municípios.
Em 16 de julho de 2012, o governador Alckmin, numa reunião que eu e o prefeito Almeida fizemos com ele, afirmou que entendia nosso pleito e a importância dele, e que estudaria a melhor maneira de atender.
Passou-se um ano sem nada efetivo. Agora que o movimento Guarulhos quer metrô vai às ruas e exige o metrô, aparecem novamente alguns desenhos e os bicos de alguns tucanos a dizerem que teremos metrô em breve. Porém, não foi o que ouvimos do Secretário Estadual da Casa Civil na terça dia 13, quando afirmou desconhecer qualquer projeto real de metrô até Guarulhos.
Esperamos que o governo de São Paulo seja transparente com o povo paulista em relação aos contratos sob suspeita e apoie as investigações que a bancada do PT defende na Assembleia e que também seja transparente com a cidade de Guarulhos no debate sobre o metrô até a cidade. Com transparência todos ganharemos.
Queremos transparência e queremos metrô até Guarulhos.
* Alencar Santana Braga é advogado, deputado estadual pelo PT-SP, membro da comissão de transportes e presidente da comissão de infraestrutura da Assembleia.

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp