Destaques-listaNotíciasTrem até Bonsucesso/Pimentas: Alencar cobra extensão de presidente da CPTM

15 de novembro de 2015166

IMG_2812

Na quarta-feira (12/11), o deputado Alencar esteve em reunião com a presidência da CPTM para cobrar a extensão do trem até o Bonsucesso/Pimentas, passando pelas regiões do São João e Presidente Dutra.

Alencar explicou ao presidente Paulo Magalhães que serão milhares de pessoas beneficiadas e que também ajudará no desenvolvimento da cidade. Explicou ainda que há trinta anos já se previa o trem até o aeroporto, que esse já duplicou de tamanho e que a cidade aumentou muito mais, “portanto não tem sentido o trem parar no aeroporto”.

O deputado relatou que se o projeto do trem não for feito agora, a cidade perderá uma grande

oportunidade com o risco de não haver outra chance. Lembrou que algumas obras em andamento e outras em estudo podem inviabilizar a extensão, como a construção do Rodoanel, em especial do acesso até o aeroporto, e a obra da Baquirivu.

“Não podemos perder esse trem. Se o projeto não ficar pronto o quanto antes, a extensão ficará comprometida, pois não teremos como estender sem comprometer outras obras realizadas. O guarulhense necessita de um transporte melhor até a capital e a oportunidade de conquistar esse sonho está dada. Portanto, temos que batalhar para que se torne realidade”, afirmou Alencar, cujos argumentos foram reafirmados pelo secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, também presente na reunião.

Sobre os recursos para garantir o projeto, o deputado falou de seu esforço para viabilizá-los. Relatou o pedido que fez, junto com o prefeito Almeida, aos deputados federais de São Paulo para elaborar uma emenda ao orçamento federal, também relatou da própria emenda que aprovou na Comissão de Infraestrutura, que preside na Alesp, e também sobre a possibilidade do governo do Estado em conseguir financiamento federal para o projeto.

O presidente da CPTM se posicionou favorável a reivindicação e se comprometeu em levá-la ao secretário de Transportes Metropolitanos doEstado, Clodoaldo Pelissione, que estará em Brasília nos próximos dias e poderá reforçar a demanda.

 

 

 *A luta*

Durante 50 anos, o trem foi o meio de transporte mais utilizado na ligação entre as duas maiores cidades do Estado de São Paulo. Saindo de Cumbica e passando pelo Centro, Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopouva e Vila Augusta, em Guarulhos, seguia pela zona norte da Capital e garantia a ligação e a integração metropolitana. Hoje, a população guarulhense é obrigada a utilizar o transporte rodoviário para seu deslocamento ao trabalho, estudo, saúde e lazer, pois a alternativa dos trilhos, apesar de mais de duas décadas de promessas por parte do Governo de Estado, ainda não é uma realidade.

Depois de muita pressão popular, finalmente as primeiras obras da CPTM começam a chegar em Guarulhos, mas de uma forma que pouco ou quase nada vai atender o povo da cidade: com apenas duas estações, fazendo a ligação apenas entre a Zona Leste e o Aeroporto. Essa opção do Governo Alckmin mostra o quanto o governo estadual não prioriza  os guarulhenses naquilo que mais precisam, de um transporte rápido e melhor. O que queremos é que a linha da CPTM (assim como as linhas prometidas do Metrô) atenda efetivamente os moradores de nossa cidade, com mais estações, indo além do Aeroporto. No caso da atual linha em construção, além das duas estações em construção, lutamos por pelo menos mais quatro: Santos Dumont, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso/Pimentas.

 

Endereço

Câmara dos Deputados
Gabinete 239
Fone: (61) 3215-5239

Escritório
Avenida Esperança, 720 – Vila Progresso
Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408-1274 | (11) 2408-5875

faça parte do nosso mandato

Receba nossos informativos por email e whatsApp

 

Alencar Santana, 2013 © All Rights Reserved